Bioquímica Laboratorial do Sangue

No nosso projeto, CINATEC, trabalharemos em cima do tema Bioquímica Laboratorial do Sangue. Leia mais...

Doação de sangue

Orientação aos doadores: há requisitos a serem observados para que se possa doar sangue.

Hemograma

Saiba um pouco mais sobre um Hemograma: para que serve, como analisá-lo, etc.

Sangue Artificial

Saiba mais sobre a nova descoberta da ciência: seus pontos positivos e negativos.

Doenças Relacionadas ao Sangue

Saiba quais são, suas origens, seus tratamentos, etc.

domingo, 21 de agosto de 2011

Principais doenças relacionadas ao sangue

     Existem várias doenças relacionadas ao sangue, as mais conhecidas são a anemia, hemofilia e a leucemia.
     A anemia é uma patologia bastante conhecida principalmente entre pessoas carentes com uma alimentação precária, onde a falta de nutrientes acarreta esta doença. Mas há aquelas genéticas e também as causadas por alguns medicamentos.

- Anemia Ferropênica – Ocorre pela carência de ferro no organismo. O ferro (Fe) é um dos principais componentes da hemoglobina e indispensável para sua produção. É ele que faz o transporte do oxigênio, cuja carência denomina-se anemia.

- Anemia Megaloblástica – É a falta de ácido fólico ou vitamina B12 (cianocobalamina), que são indispensáveis para a produção da hemoglobina, visto que a carências deles gera liberação antecipada das hemáceas pela medula óssea. (veja: Megaloblastos).

- Anemia Aplástica – É quando a medula óssea libera quantidades insuficientes de hemáceas, entre outras.

     Os exames para saber se têm anemia são: Exames de sangue, de fezes, de Coombs e eletroforese das hemoglobinas.
     Hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária onde a deficiência na coagulação sanguínea pode gerar uma perda de sangue considerável se não atendido imediatamente. A hemofilia A tem a falta do fator de coagulação VIII, e é a mias comum ocorrendo em 90% dos casos. A hemofilia atinge quase que exclusivamente os homens.
     A leucemia é o nome dado aos cânceres no sangue. Ocorre devido a um desenvolvimento anormal das células que se desenvolvem na medula óssea, e formariam as células sanguíneas, e de acordo com o tipo de célula será o tipo de leucemia (linfóide ou mileóide). A leucemia aguda é assim dita pelo desenvolvimento rápido de células imaturas do sangue, impedindo a medula óssea de produzir células saudáveis. O tratamento deve ser rápido, pois essas células espalham-se rapidamente, podendo levar à morte em meses ou até mesmo semanas. E a leucemia crônica pelo aumento das células adultas, porém anormais. Levam bastante tempo para progredir, e as células anormais se reproduzem muito mais do que as normais. Essa doença é mais comum em pessoas idosas. O tratamento nem sempre é imediato sendo monitorada por algum tempo antes do inicio do tratamento, para maior eficácia da terapia.


Entendendo um Hemograma

     Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Um hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), índices das células vermelhas, e contagem de plaquetas. Hemograma Completo consiste do hemograma mais a contagem diferencial dos leucócitos.
     Quando recebemos o resultado do HEMOGRAMA vimos uma série de número e nomes estranhos. Vou tentar explicar o mais simplificadamente possível do que se trata cada um deles. Lembrando que, cada pessoa é um caso diferente e ninguém melhor que seu médico para explicar e orientar sobre medicamentos e diagnose de doenças.
     O hemograma é um exame que analisa as variações quantitativas e morfológicas dos elementos figurados do sangue. Os médicos pedem esse exame para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença como anemia e infecções de diversos tipos. Hoje em dia este exame envolve muita tecnologia e decifra-lo pode ser muito interessante!

———————–SÉRIE VERMELHA———————

     Geralmente a primeira parte do Hemograma é a série vermelha (Eritrograma) onde são avaliados os números de hemácias e a concentração de hemoglobina. Geralmente, encontram-se os seguintes itens no exame:



HEMÁCIAS: São os glóbulos vermelhos, os valores normais variam de acordo com o sexo e com a idade (todo laborátorio coloca os valores de referência no próprio resultado de exame). Valores baixos de hemácias podem indicar um caso de anemia normocítica (aquela que as hemácias tem tamanho normal, mas existe pouca produção dessas células), valores altos são chamados de eritrocitose e podem indicar policitemia (oposto da amenia, pode aumentar a espessura do sangue, reduzindo a sua velocidade de circulação).

HEMOGLOBINA é uma proteína presente nas hemácias. É um pigmento que dá a cor vermelha ao sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio no corpo. A hemoglobina baixa causa descoramento do sangue, palidez do paciente, e falta de oxigênio em todos os órgãos.

HEMATÓCRITO é a porcentagem da massa de hemácia em relação ao volume sanguíneo. Valores baixos podem indicar uma provável anemia e um valor alto também pode ser um caso de policitemia.

VCM (Volume Corpuscular Médio): Ajuda na observação do tamanho das hemácias e no diagnóstico da anemia. No exame pode vir escrito: microcíticas (indica hemácias muito pequenas), macrocíticas (hemácias grandes). Todas essas alterações indicam que algo está errado.

HCM (Hemoglobina Corpuscular Média): é o peso da hemoglobina dentro das hemácias. Também ajudam a decifrar casos diferentes de anemias.

CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média): é a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. Pode vir escrito: hipocrômica (pouco hemoglobina na hemácia), hipercrômica (quantidade de hemoglobina além do normal).

———————–SÉRIE BRANCA———————

     A segunda parte do hemograma é a série branca (leucograma) é constituída pelos glóbulos brancos. Nesta parte, acontece a avaliação do número de leucócitos, além disso, é feita a diferenciação celular.





LEUCÓCITOS: É o valor total dos leucócitos no sangue. Valores altos, é chamado leucocitose e assinala, principalmente, uma infecção. Claro, mas também pode indicar outras doenças. Quando essa contagem dá mais baixa que o normal (leucopenia) indica depressão da medula óssea, resultado de infecções virais ou de reações tóxicas. Os leucócitos são diferenciados em cinco tipos no hemograma. Seus valores colaboram para esclarecer e diagnosticar doenças infecciosas e hematológicas.

Basófilos: Em um indivíduo normal, só é encontrado até 1%, além desse valor indica processos alérgicos.
Eosinófilos: Seu número além do normal, indica casos de processos alérgicos ou parasitoses.
Neutrófilos: É a célula mais encontrada em adultos. Seu aumento pode indicar infecção bacteriana, mas pode estar aumentada em infecção viral.
Linfócitos: É a célula predominante nas crianças. Em adultos, seu aumento pode ser indício de infecção viral ou, mais raramente, leucemia.
Monócitos: Quando estão aumentados indica infecções virais. Os valores são alterados também, após quimioterapia.

CONTAGEM DE PLAQUETAS: As plaquetas são componentes do sangue fabricados pela medula óssea responsáveis pela coagulação do nosso sangue. É por isso que a queda brusca do valor das plaquetas pode indicar a dengue hemorrágica.

Orientação aos Doadores de Sangue

Requisitos para doação de sangue:
  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
  • Gripe: aguardar 7 dias.
  • Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
  • Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
  • Tatuagem nos últimos 12 meses.
  • Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar 3 anos. 

Impedimentos definitivos
  • Hepatite após os 10 anos de idade.
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Malária.
Respeitar os intervalos para doação
  • Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
  • Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.

Na triagem de doadores, a Fundação Pró-Sangue obedece a normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, do Ministério da Saúde, da Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer proteção ao receptor e ao doador.

Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista.

Cientistas planejam criar sangue artificial com células-tronco


Cientistas britânicos lançaram nesta segunda-feira um projeto para tentar criar sangue artificial a partir de células-tronco de embriões.

O estudo, previsto para durar três anos, será coordenado pelo Serviço Nacional de Transfusão de Sangue da Escócia. Os pesquisadores afirmam que a pesquisa poderá abrir caminho para uma fonte ilimitada de sangue para transfusões de emergência.

O sangue artificial seria livre de contaminações por doenças difíceis de serem detectadas em exames nos sangues de doadores, como o mal da vaca louca (vCJD, que é a variante humana da encefalopatia espongiforme bovina).

Os pesquisadores testarão embriões humanos descartados após tratamentos de fertilização in-vitro para encontrar aqueles destinados a se desenvolver no grupo sanguíneo O-negativo, o grupo de doadores universais.

O sangue do tipo O-negativo pode ser doado para qualquer pessoa sem riscos de rejeição e é a única opção segura quando o tipo sanguíneo do paciente é desconhecido ou não pode ser determinado imediatamente.

Esse tipo de sangue tem uma fonte de doadores limitada, porque somente 7% da população está dentro desse grupo sanguíneo.

O projeto será financiado pelos bancos de sangue da Escócia, da Inglaterra e do País de Gales, pelo governo da Irlanda e pela ONG médica Wellcome Trust.

Segundo Marc Turner, da Universidade de Edimburgo, que está coordenando o projeto, as pesquisas deverão começar nas próximas semanas.

As células-tronco são células capazes de se desenvolver para criar qualquer tipo de tecido humano.

Cientistas já demonstraram que é possível tomar uma única célula-tronco de um embrião humano em estágio inicial e levá-la a se desenvolver em células sanguíneas maduras em laboratório.

Uma empresa americana também já conseguiu produzir bilhões de glóbulos vermelhos a partir de células de embriões, mas as pesquisas foram paralisadas após a proibição de pesquisas com células-tronco no governo George W. Bush, revista pelo novo governo americano.

O desafio dos cientistas agora é como produzir as células sanguíneas em grande escala e transportar a técnica do laboratório para a beira dos leitos hospitalares, o que pode levar vários anos.

"Devemos ter alguma prova do princípio nos próximos anos, mas estamos provavelmente entre cinco e dez anos de distância de um tratamento realista", diz Turner. "Em princípio, poderíamos garantir um suprimento ilimitado de sangue desta maneira."

Apesar do potencial, o estudo também é alvo de críticas de grupos contrários ao uso de embriões para pesquisas.

"Assim como várias das afirmações associadas com as céulas-tronco, estes são os primeiros passos de uma pesquisa, em vez de uma cura logo ali na esquina, e tão hipotética quanto o resto das afirmações que tentam justificar a destruição de um embrião humano pelo benefício da humanidade", afirma Josephine Quintavalle, da ONG Comment on Reproductive Ethics.

Para Quintavalle, a associação de bancos de sangue britânicos à pesquisa pode ter um efeito contrário, ao levar pessoas "que defendem o direito à vida do embrião humano" a relutar em doar sangue.

Projeto CINATEC - Tema: Bioquímica Laboratorial do Sangue


O futuro estudo no projeto CINATEC visa demonstrar que saúde e tecnologia, na atualidade, são áreas interligadas, não sendo possível prevenir e proteger a saúde individual e coletiva sem a tecnologia para auxiliar. Para que se possa ter saúde pressupõe-se de um meio tecnológico para facilitar todo o tratamento.


Entretanto, ainda existem muitas duvidas nesse tema. Muitas coisas foram descobertas pela ciência porém não entendidas pela sociedade..
Pode-se identificar, claramente, como dúvidas principais da sociedade os seguintes aspectos: (a) o sangue artificial, seus pontos positivos e seus pontos negativos; (b) os métodos eficientes da bioquímica laboratorial do sangue. Por conseguinte, este contexto propicia o aumento da qualidade de vida da população.
Além do mais, isso não só causa um aumento de qualidade de vida à população, causa também um grande avanço no conhecimento cientifico do homem.
Nosso projeto tem por objetivo esclarecer essas duvidas que ainda existem em nosso meio. Para isso, iremos expor conteúdos didáticos num dia especial dedicado à isso em nossa escola GEO-Patos. Tudo feito em nosso trabalho será registrado e divulgado aqui em nosso blog, assim como esclarecimentos de outros assuntos relacionados ao tema principal.
O projeto é uma realização do Colégio GEO – Patos, com a coordenação do professor de Biologia, Lucicláudio. Estando por dentro, toda a nossa equipe, nas pesquisas, elaborações de matérias, fotos, enquetes, etc.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More