domingo, 21 de agosto de 2011

Principais doenças relacionadas ao sangue

     Existem várias doenças relacionadas ao sangue, as mais conhecidas são a anemia, hemofilia e a leucemia.
     A anemia é uma patologia bastante conhecida principalmente entre pessoas carentes com uma alimentação precária, onde a falta de nutrientes acarreta esta doença. Mas há aquelas genéticas e também as causadas por alguns medicamentos.

- Anemia Ferropênica – Ocorre pela carência de ferro no organismo. O ferro (Fe) é um dos principais componentes da hemoglobina e indispensável para sua produção. É ele que faz o transporte do oxigênio, cuja carência denomina-se anemia.

- Anemia Megaloblástica – É a falta de ácido fólico ou vitamina B12 (cianocobalamina), que são indispensáveis para a produção da hemoglobina, visto que a carências deles gera liberação antecipada das hemáceas pela medula óssea. (veja: Megaloblastos).

- Anemia Aplástica – É quando a medula óssea libera quantidades insuficientes de hemáceas, entre outras.

     Os exames para saber se têm anemia são: Exames de sangue, de fezes, de Coombs e eletroforese das hemoglobinas.
     Hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária onde a deficiência na coagulação sanguínea pode gerar uma perda de sangue considerável se não atendido imediatamente. A hemofilia A tem a falta do fator de coagulação VIII, e é a mias comum ocorrendo em 90% dos casos. A hemofilia atinge quase que exclusivamente os homens.
     A leucemia é o nome dado aos cânceres no sangue. Ocorre devido a um desenvolvimento anormal das células que se desenvolvem na medula óssea, e formariam as células sanguíneas, e de acordo com o tipo de célula será o tipo de leucemia (linfóide ou mileóide). A leucemia aguda é assim dita pelo desenvolvimento rápido de células imaturas do sangue, impedindo a medula óssea de produzir células saudáveis. O tratamento deve ser rápido, pois essas células espalham-se rapidamente, podendo levar à morte em meses ou até mesmo semanas. E a leucemia crônica pelo aumento das células adultas, porém anormais. Levam bastante tempo para progredir, e as células anormais se reproduzem muito mais do que as normais. Essa doença é mais comum em pessoas idosas. O tratamento nem sempre é imediato sendo monitorada por algum tempo antes do inicio do tratamento, para maior eficácia da terapia.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More